O senador José Serra (PSDB) precisou ser escoltado à saída da 8ª edição da Brasil Offshore, a Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, no dia 23/6, em Macaé (RJ). A equipe de segurança do evento decidiu dar cobertura ao senador em vista dos protestos realizados por grande grupo formado por petroleiros e trabalhadores de outros setores, os quais estenderem faixas com frases em defesa da Petrobras, uma delas exibia frase contundentemente acusatória: “Fora Serra Entreguista”.
Fernando Soares Campos
O senador José Serra (PSDB-SP) é autor de projeto de lei (PLS 131/15), que pretende mudar o regime de partilha na exploração do petróleo do pré-sal. Se aprovada, a tal lei revogará os dispositivos legais que hoje regulamentam a participação obrigatória da Petrobras no modelo de partilha de produção de petróleo, para a exploração da camada pré-sal.
Serra pretende que seja extinta a obrigatoriedade de a Petrobras atuar como operadora única dos campos do pré-sal, com participação de pelo menos 30%. Pela lei atual, a empresa também deve conduzir e executar todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção.
Por que o senador José Serra está tão empenhado na aprovação dessa lei?
O site de WikiLeaks tem a resposta.
Leia mais